Com a revolução digital restará profissionais de comunicação? O que essa tendência pode mudar na carreira jornalística e publicitária?Essas e outras inquietações foram um dos temas da Semana da Comunicação. Foram discutidos o uso da internet, as diversas ferramentas de trabalho, a qualidade e velocidade da notícia.
O jornalista Robson Leite, em sua exposição destacou o valor da parte teórica adquirida em sala de aula e reforçou a importancia da prática profissional através dos estágios. "Acabou o tempo em que o jornalista escolhia em qual veículo queria trabalhar, o estudante de comunicação deve buscar conhecimento através dos estágios e tentar aprender um pouco de cada veículo como: TV,rádio,impresso o jornalismo na internet "
Sinergia, esse é o termo utilizado nos Diários Associados aplica o termo "sinergia" entre os veículos: TV Alterosa, Estado de Minas, rádio Guarani FM e o Portal Uai é resultado dessa nova mudança mercadológica, a palavra de ordem é entender de tudo um pouco.
O publicitário Joaquim da Silva apresentou uma nova proposta que vem revolucionando o mercado. Responsável por contas de grandes empresas como Fiat Automóveis, Cemig, BH Shopping e outros percebeu na internet um filão onde desenvolveu um projeto pioneiro o Guia BH.
Nesse projeto considerado mídia alternativa, Joaquim apostou suas fichas em um mercado sem concorrente, com isso alcançou sucesso em pouco mais de três anos.
“A internet mostrou-se uma ferramenta de grande valor, onde desenvolvi esse projeto que deu certo a ponto de ser o segundo na lista de procura Google, quando a busca é Belo Horizonte, ficando a frente da Rede Globo, Jornal Estado de Minas e outros”. A Internet deixou de ser um grande site, suas possibilidades são inúmeras. Más para tanto é necessário ficar atento aos novos produtos que são disponibilizados sob forma de ferramenta em Real Time.
GARANTIA DE QUALIDADE
O jornalista e professor Evaldo Magalhães, fez algumas ponderações sobre o perfil desse novo comunicador. Segundo Evaldo, "não existe volta nesse processo, o que mais me preocupa é a qualidade que dessa informação, uma vez que o jornalista deve ser multifuncional" .
A todo o momento o comunicador e colocado a prova. Uma nova proposta, um novo negócio. Com isso se faz necessário o conhecimento e especializações que visa a vanguarda dos acontecimentos.
Com o mercado de trabalho cada vez mais restrito o que fazer com a inovação digital? Inovar!
Outro filão de mercado é o celular. Com ele hoje é possível desempenhar várias funções agregadas, como: conecta a rede, grava imagens, registra fotos, serve de banco de dados. Além das diversas utilidades os novos aparelhos possuem tecnologia e capacidade de armazenamento muito grandes.Um exemplo de sucesso foi o lançamento do celular APPLE IPHONE 16GB . Sem qual quer propaganda, centenas de pessoas aguardaram por horas em filas para adquirir um aparelho, que registrou um Record no dia do lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário